Simca 1000

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Simca 1000 foi um pequeno carro com motor traseiro de quatro portas fabricado pela marca francesa Simca entre 1961 e 1978.
O carro era barato e, no momento do lançamento, bastante moderno, com um novo motor inline-4 arrefecido a água de 944cc. A produção começou em 27 de Julho de 1961, com o lançamento oficial a ter lugar no o Paris Motor Show em 10 de Outubro de 1961. O Simca 1000, além do motor na traseira, também o tanque de combustível foi localizado na parte de trás, junto ao banco do passageiro traseiro. Isso deu ao carro uma distribuição de peso 35/65 frente/trás, com uma frente extremamente leve e ágil e uma resposta oversteer em estradas sinuosas.
O interior foi considerado surpreendentemente espaçoso para esta classe de carro, com muito espaço para quatro pessoas, embora a mala sob o capot oferecia um espaço limitado: ao contrário da configuração semelhante do concorrente Renault Dauphine e Renault 8 onde a roda suplente estava colocada por baixo da mala frontal, o Simca 1000 teve a sua roda verticalmente arrumada na mala da frente, logo atrás do pára-choques dianteiro.
Ao longo do tempo, o 1000, cujo nome foi pronunciado "mille" em francês, estava disponível em uma série de versões com diferentes níveis de equipamento e variações do original motor Tipo 315. A versão mais baixa foi vendida como Simca 900, e que mais tarde foi substituída por Simca 4 CV (também comercializado como Sim'4), alimentado por uma unidade de 0,8 litros. Na outra extremidade da escala, a versão 1.1 litros (Simca 1100) foi adicionado em 1969. Finalmente, a versão 1,3 litros, utilizado no Simca 1300 surgiu no início de 1970.
Para além do padrão de transmissão manual , algumas versões foram equipadas com uma de três velocidades semi-automáticas desenvolvidas pela Ferodo.
Em 1977, o modelo foi revisto pela última vez, ganhando novos nomes de 1005/1006 (de acordo com as especificações), para colocá-lo em linha como Simca 1307 e seus derivados. A produção parou em 1978 sem uma substituição directa.
O Simca 1000 tornou-se um carro popular na França e em certa medida também nos mercados de exportação. Durante 1962, seu primeiro ano completo de produção, o fabricante produziu 154.282 unidades. A conquista foi ainda mais impressionante porque a Simca e os seus concessionários não tinham qualquer experiência recente de venda de carros pequenos.
Nos primeiros anos do modelo, o preparador italiano Abarth oferecia versões modificadas do 1000, e mais tarde a própria Simca começou a oferecer uma versão "Rallye", o que ajudou a aumentar a popularidade do modelo na comunidade automobilística. O Rallye foi seguido pela Rallye 1, 2 e 3.
A cereja no topo do bolo foi o Simca 1000 Rallye 3, com uma potencia de 103 cv. Apenas 1.000 foram produzidos durante o último ano de produção do Simca 1000, em 1978.

0 comentários: