O A112 é um supermini produzido pela marca italiana Autobianchi. Foi desenvolvido utilizando a mecânica que, posteriormente, sustentou o Fiat 127. Foi introduzido em 1969, como um substituto para o Bianchina e Primula , e foi construído até 1986, quando abriu caminho para o mais moderno Autobianchi Y10, marcado na maioria dos mercados de exportação como o Lancia Y10. Mais de 1,2 milhões de A112 foram produzidos na fabrica de Milão.
O A112 estava disponível apenas com um modelo de 3 portas e equipado com um motor de 903 cc do Fiat 850 capaz de atingir 42 cv de potencia, poder que aumentou para 47 cv em 1971.
Em Setembro de 1971, o A112 Elegant foi introduzido. Este contou com assentos melhorados e maior grau de equipamentos, bem como uma caixa de cinco velocidades. A mecânica foi idêntica à da versão regular, agora conhecida como Normale.
Em Março de 1973, o A112 recebeu um makeover. Nova grelha, com uma malha maior, e pára-choques de borracha com inserção cromada, embora o Normale mantivesse os pára-choques de metal com tiras de borracha. Um novo estilo de jantes também estavam disponíveis e os assentos e painel sofreram algumas alterações. O Abarth recebeu us estofos novos com padrão de xadrez.
Em 1975, a terceira série obteve uma alteração no interior da parte traseira, permitindo a capacidade de 5 lugares em em vez dos 4 originais. Recebeu aberturas maiores sobre os pilares C, bem como opticas traseiras redesenhadas, com luzes de marcha atraz no modelo Elegant e Abarth. O Abarth recebeu um motor maior de 70cv, enquanto a versão Normale desceu para 42 cv. Em 1976, devido às novas normas de emissões, o Elegant perdeu dois cavalos, agora com 45 cv.
Em novembro de 1977, o "Nuova A112" foi introduzido. A diferença mais óbvia era um tecto um pouco mais alto, com uma borda acentuada à volta. A versão de luxo A112 Elegant recebeu um novo motor de 965 cc, contando agora com 48 cv e um binário melhorado.
Mais tarde foi lançado também o A112 Elite e o A112 LX com equipamento ainda mais confortável.
O motor 903cc do Normale manteve-se inalterado.
Em Julho de 1979 o carro passou por outra modificação de estilo, recebendo um revestimento plástico preto na grande traseira, envolvendo umas luzes traseiras novas, assim como friso lateral e pára-choques novos. A grade também era nova, e as aberturas extratoras por trás das janelas laterais traseiras também ficaram maiores.
Além da uma nova transmissão não houve mudanças notáveis na mecânica. O Abarth recebeu também uma caixa de cinco velocidades nova, bem como novas jantes de liga leve e farois de nevoeiro como padrão.
O excesso de plástico da quinta série foi revertido na sexta série, que foi introduzida no Outono de 1982.
Novos pára-choques mais suaves e uma grelha com tratamento menos pesado trouxe de volta alguns dos elegância original do A112, enquanto o interior também foi completamente renovado. Uma nova versão LX top-of-the-line foi lançada, que contava com vidros fumados, assentos de veludo, vidros elétricos, pintura metálica, e um relógio digital, entre outros confortos. Mecanicamente, o LX era idêntico ao Elite, com a transmissão de cinco velocidades no motor de 965cc. A versão Elegant foi interrompida, com o Elite a tomar a sua posição.
A sétima série, apresentada em 1984, só via pequenas alterações. Os farois traseiros foram novamente redesenhados e unidos por uma faixa reflexiva. A placa de matricula traseira foi deslocada para o pára-choques. O Abarth recebeu farois de nevoeiro como padrão, mas que eram opcionais nas outras versões.
Como o novo Autobianchi Y10 foi introduzida em 1985, a gama A112 foi reduzida consideravelmente, com apenas o Júnior permanecendo na venda como uma alternativa de baixo custo, sendo comercializado simplesmente como Autobianchi A112 e sem alterações de design do carro. A produção continuou em 1986, altura em que haviam sido construidos 1.254.178 A112s.
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