O Dauphine foi projectado pelo engenheiro Fernand Picard para dar ao consumidor uma alternativa ao já envelhecido Renault 4CV e para concorrer com o Beetle. Tal como o carro alemão da Volkswagen, o Dauphine tinha motor traseiro, no entanto refrigerado a água, herdado do 4CV assim como várias partes do conjunto mecânico. Com quatro portas e carroçaria de três volumes, com porta-malas sob o capot dianteiro, o Dauphine surgia como uma alternativa mais confortável que o Beetle.
O pequeno veículo chegou a ser vendido nos Estados Unidos com um sucesso considerado surpreendente pela própria Renault. Em 1957 foram vendidas 28.000 unidades e Setembro de 1959 o Dauphine foi até mais vendido que o Beetle. Ainda assim, a Renault enfrentava sérias dificuldades de estabelecer uma rede sólida de revendedores e de assistência técnica pelo vasto território americano. A indústria local também reagiu e passou a importar directamente das subsidiárias europeias veículos pequenos, e uma guerra de preços deu origem a uma certa crise económica no sector.
O Dauphine foi sucedido pelo Renault 12, lançado em 1969.
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