O Volkswagen Beetle foi o primeiro modelo fabricado pela marca alemã.
No início da década de 1930 a Alemanha era assolada por uma dura recessão, e tinha um dos piores índices de motorização da Europa. A maioria das fábricas eram especializadas em carros de luxo, montados à mão, e muito caros. Por isso a ideia de um carro pequeno, económico e fácil de produzir começou a ganhar popularidade. Era o conceito do "Volks Auto" ou "Volks Wagen", expressões alemãs que traduzem a ideia do "carro popular".
Esta idéia cativou o projectista de carros austríaco Ferdinand Porsche, um conceituado engenheiro da época, que desde 1931 abrira seu próprio escritório de desenho. Ele também tinha os seus planos para o VolksAuto, planos estes que em breve começariam a ser postos em prática
Nesta época Hitler havia ascendido ao poder na Alemanha, estando comprometido com a modernização do país e a recuperação da economia, principalmente do emprego. Entusiasta por carros desde a juventude, Hitler via com bons olhos a ideia do "carro do povo" feito por trabalhadores alemães, a exacta realização da plataforma política do seu partido.
No entanto, em 1939, com a inevitável eclosão de uma guerra na Europa, todos os recursos disponíveis foram destinados ao esforço de guerra alemão. A Volkswagen, instrumento de propaganda da capacidade tecnológica alemã, foi rapidamente integrada às ambições militares de Hitler. A produção foi interrompida e a fábrica foi dedicada a produzir veículos de guerra baseados na plataforma do Beetle - usos previstos por Porsche, no seu projecto de carroçaria separada do chassis, e pelo próprio Hitler, que tinha este uso em mente por trás da própria iniciativa em financiar todo o projecto.
Após a guerra, a Alemanha foi dividida em zonas que ficaram sob controle dos aliados. A zona em que ficava a fábrica do Volkswagen, rebaptizada após a guerra de Wolfsburg, ficou no controlo britânico. O comando da fábrica ficou nas mãos do Major Ivan Hirst, que se tornaria um apaixonado pelo Beetle.
No geral, o indestrutível projecto de Porsche, as peculiaridades da economia do pós guerra, o sucesso das iniciativas de Nordhoff, incluindo peças de publicidade criativas e divertidas acabaram por tornar o Beetle o carro mais popular da história automóvel, superando em 1972 o recorde do Ford modelo T, ao comemorar a produção de 15.007.034 unidades. Com um número final recorde de 21.529.464 carros produzidos no total (não considerando o New Beetle), o Beetle é o modelo de carro mais vendido no mundo, mantendo basicamente o mesmo projecto.
O último modelo do Beetle foi produzido no México em 2003 e podemos encontra-lo no museu da Volkswagen.
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