O Lancia Stratos foi um bem sucedido carro de rally durante a década de 70 e o início da década de 80. O carro deu início a uma nova era no rally pois foi o primeiro carro projectado de propósito para este tipo da competição.
A carroçaria foi projectada por Bertone e a disposição técnica foi vagamente baseada num concept car chamado Stratos Zero, com um motor Lancia Fulvia V4, apresentado na Exposição de Automóveis de Turim de 1970. A carroçaria em forma de cunha bastante curta e larga, aumentava a tracção. Em 1971 a Lancia apresentou o protótipo Lancia Stratos HF.
O protótipo foi pintado em vermelho fluorescente com o pára-brisas envolvente em forma de crescente de modo a fornecer a máxima visibilidade dianteira e uma visibilidade traseira quase nula, desnecessária no rally. Inicialmente o protótipo foi equipado com três motores diferentes: o motor Lancia Fulvia, o motor Lancia Beta e o motor traseiro Ferrari Dino V6 de 2,4 litros e 190cv.
A Lancia realizou testes com o Stratos fazendo-o competir em diversos eventos, onde os protótipos do Grupo 5 eram permitidos, durante temporadas de 72 e 73. A produção de 400 carros, necessária para a homologação no Grupo 4 foi lançada em 1973 e o carro foi homologado para o Campeonato Mundial de Rally de 1974. O motor Ferrari Dino V6 foi descontinuado em 1974, mas foram construídos 500 motores, os últimos a serem produzidos, para a Lancia.
Para a competição, o motor foi afinado até 280cv tendo chegado a 560cv com a montagem um turbo compressor KKK. As versões com motor turbo eram apenas permitidas no grupo 5 e nessa altura não possuíam a fiabilidade que as outras tinham.
O Lancia Stratos ganhou os campeonatos mundiais de 74, 75 e 76 com o piloto Sandro Munari, e podia ter ganho mais, não fosse a política interna do grupo Fiat de privilegiar o Fiat 131 Abarth no Campeonato Mundial de Rally. O Stratos ganhou o Rally de Monte Carlo em 79 com a equipa privada Chardonnet. Sem o apoio da Fiat, e apesar dos novos regulamentos que restringiam a potência do motor, o carro permaneceu um concorrente sério e capaz de vencer viaturas de fábrica quando conduzido por um piloto experiente. O ponto final da carreira do Lancia Stratos ao nível internacional ocorreu apenas em 1981, no Ralli da Córsega, com uma vitória de Bernard Darniche.
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