História: Matra

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mécanique Avion TRAction ou Matra era, desde a década de 50, uma famosa empresa francesa com um vasto leque de actividades relacionadas principalmente à indústria aeronáutica e armamento, muito respeitada no seu segmento. No início dos anos 60 passava a fabricar carros com a ajuda de René Bonnet, um nome de destaque em carros desportivos e de corrida. A pequena firma passava a se chamar Matra Sports.
O nome de Matra foi primeiramente usado para carros de estrada com o Matra Djet, com motor da Renault.
O Djet foi substituído com o Matra 530, que tinha um motor do Ford Taunus V4.
A Matra também desenvolveu uma parceria próxima a Simca nos anos 70s, produzindo carros desportivos com motores Simca tais como o interessante desportivo de três lugares Bagheera, o Murena e o Rancho, um tipo inicial de SUV, que foi baseado na pick-up do Simca 1100. Este carro permaneceu em produção no anos 80s, após a aquisição da Simca pela Peugeot.
Em 1984 a Renault lançou a Matra Espace, um monovolume concebido na Chrysler do Reino Unido.
Foi projectado originalmente para a Chrysler em parceria com a Matra, o carro transformou-se num sucesso popular.
O projecto foi inicialmente oferecido á Talbot França para substituir o Rancho.
Quando a sua proposta foi recusada a Matra negociou um contracto com a Renault para o fornecimento de todas as peças mecanicas necessárias e a sua distribuição através da sua rede de concecionários.
Após o falhanço do Renault Avantime (projetado e construído pela Matra), em 27 de Fevereiro de 2003 Matra anunciou sua intenção fechar sua fábrica de automóveis em Romorantin.
Em Setembro de 2003, a Pininfarina SpA adquiriu a Matra Automobile’s Engineering, Testing and Prototype Businesses.
A companhia foi subseqüentemente chamada de Matra Automobile Engineering.

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