O Fiat X-1/9 foi apresentado no Salão de Turim, na Itália, em Novembro de 1972, como um desportivo diferente, com linhas angulosas que lembravam uma flecha.
A carroçaria era em aço estampado, com duas portas, dois lugares e um arco de protecção atrás que fazia parte do reforço estrutural da carroçaria. Na frente, uma discreta grade na parte inferior do pára-choques e um pequeno spoiler. Media 3,97m de comprimento e pesava 920 kg. A capota era em fibra-de-vidro.
O motor, na posição central, era um 4 cilindros transversal de 1.3l e 75 cv, com carburador duplo e radiador frontal. Com ele o X 1/9 chegava a 170 km/h.
Era um carro divertido, atraente, muito original e avançado para a época. Foi o carro com motor central de maior produção no mundo. A estabilidade era muito boa por causa da óptima distribuição de peso; usava pneus 165/70 R 13.
A carroçaria era em aço estampado, com duas portas, dois lugares e um arco de protecção atrás que fazia parte do reforço estrutural da carroçaria. Na frente, uma discreta grade na parte inferior do pára-choques e um pequeno spoiler. Media 3,97m de comprimento e pesava 920 kg. A capota era em fibra-de-vidro.
O motor, na posição central, era um 4 cilindros transversal de 1.3l e 75 cv, com carburador duplo e radiador frontal. Com ele o X 1/9 chegava a 170 km/h.
Era um carro divertido, atraente, muito original e avançado para a época. Foi o carro com motor central de maior produção no mundo. A estabilidade era muito boa por causa da óptima distribuição de peso; usava pneus 165/70 R 13.
Mais tarde, a Abarth apresentou uma versão para competição com motor de 1,8l 16 válvulas e 200 cv, colocado para competir no Campeonato Europeu de Rali. No ano seguinte a Fiat apresentava o modelo Corsa, que diferenciava nas rodas em alumínio, capot preto-fosco e um discreto aerofólio traseiro. Em 1976 chegava a Série Special para comemorar 50.000 veículos vendidos. Tinha uma faixa lateral com pequenos rectângulos verticais, pintura metalizada e tecido nos bancos diferentes.
Dois anos depois vinham maiores mudanças: o modelo denominado Five Speed, em alusão à nova caixa de 5 velocidades, com motor de 1,5l e 85 cv. A velocidade final passava a 185 km/h e de 0 a 100 km/h bastavam 11,5 s. Por fora trazia pára-choques maiores, um novo capot e jantes de aço estampado iguais às do Fiat 131 Super Mirafiori. Por dentro, novos bancos e painel.
Em 1982 o X 1/9 recebia o nome Bertone. A versão IN Fashion e IN Vogue vinha com acabamentos distintos. Eram oferecidos pintura da carroçaria em dois tons, jantes de alumínio, vidros elétricos e bancos de couro. Tornava-se mais refinado.
Um ano depois surgia outra versão de acabamento sofisticado, a VS. Jantes especiais, pintura em dois tons e bancos em couro vermelho.
Um ano depois surgia outra versão de acabamento sofisticado, a VS. Jantes especiais, pintura em dois tons e bancos em couro vermelho.
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