Qualquer desportivo dos anos 60 era sinónimo de velocidade, bom comportamento dinâmico e muito estilo, mas o Toyota 2000GT foi um carro fora de seu tempo, de uma época em que os carros japoneses não tinham a importância de hoje em dia.
Lançado no Salão de Tóquio de 1965, o Toyota 2000 GT mudou a visão que o mundo tinha sobre o Japão.
Apenas 20 anos depois da derrota na Segunda Guerra, o Japão mostrava ao mundo através da Toyota um desportivo que tinha o melhor que a Europa poderia oferecer em termos de desempenho e beleza.
No entanto, não foi tudo obra da Toyota. Parte do trabalho foi feita pela Yamaha, convidada ajudar na construção do GT. A partir de um projecto feito por Satoru Nozaki, as duas empresas concordaram em construir o projecto com o nome de código 280A.
O objectivo era bater o E-type da Jaguar que tinha sido a sensação em 1961 com potência, tecnologia e um visual absolutamente extraordinário. Contudo, os japoneses decidiram que podiam fazer melhor. Assim, o 2000GT seria mais leve, menor, mais ágil e, mais bonito.
O carro tinha 1,15 de altura, com faróis escamoteáveis resultado de uma lei da Califórnia que exigia que os faróis principais estivessem a, no mínimo, 60 cm do solo. Os gigantes faróis no bico do carro são apenas luzes de posição, embora no mercado japonês eles funcionassem como faróis principais. O 2000GT era leve, quase atingindo a marca dos 1130 quilos. Era também tecnicamente avançado para a época, especialmente para um carro japonês. A suspensão era independente nas quatro rodas, com braços de tamanho específico para cada. A direcção era do tipo cremalheira e pinhão. O 2000GT também foi o primeiro carro japonês a ser equipado com discos de travão nas quatro rodas e diferencial autoblocante.
O motor era uma versão preparada do 2.0 do sedan Crown. A Yamaha fabricou um cabeçote totalmente em alumínio, com câmaras de combustão hemisféricas e duplo comando de válvulas, e três carburadores duplos Mikuni-Solex, produzindo 152 cv. Embora não seja nada de especial para os padrões autuais, na altura foi mais do que suficiente para fazer do 2000GT o carro mais rápido já feito no Japão. Sua velocidade máxima de 210 km/h era mais que o dobro da maioria dos carros. Com a instalação de Webbers rapidamente aumentava a potência para mais de 200 cv.
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