Em 1989 muitas marcas decidiram renascer os seus coupes, dando continuidade a modelos de prestígio para as suas próprias marcas. A Opel deveria substituir o veterano Manta que estava já fora de produção. Assim, usando a plataforma do novo Vectra, apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt desse ano o Calibra, que rapidamente chamou a atenção, por ser um carro muito bem conseguido, muito agradável e com um excepcional CX (coeficiente aerodinâmico) de apenas 0,26, um valor insuperável por muitos veículos actuais. No espaço interior poderia perfeitamente acomodar quatro pessoas e a mala tinha uma boa capacidade para o seu segmento.O seu preço de mercado era muito competitivo e trazia de série todas as opções disponíveis na altura: direção assistida, espelhos e vidros eléctricos, fecho central, rádio, ar condicionado, ABS, jantes de liga leve, entre outros. A sua linha afiada, portas sem moldura e os faróis estreitos tornavam o Calibra único, fazendo com que todos olhassem à sua passagem.
No seu lançamento em 1990 existiam duas versões: 2.0i de 115cv. e 2.0i 16V de 150cv. No ano seguinte surgiu o 16V 4x4, este último substituído pelo Turbo 4x4 de 204 cv em 1992. A versão 2.5 V6 de 170cv apareceu em 94. Nesse mesmo ano, a Opel instalou o motor Ecotec de 136cv em substituição do 150cv. Em 1996 as versões começaram a desaparecer, e em 1998, deixou de vender-se.
Ao longo da sua vida o Calibra sofreu apenas duas alterações: a grelha e as jantes, dando prova do seu excelente design. Este é um veículo que fez história e tem um futuro promissor como clássico.
Opel Calibra
sábado, 3 de julho de 2010
Etiquetas: Opel
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