História: Fórmula 1

sábado, 13 de março de 2010

A história da Fórmula 1 tem início com as competições de Grandes Prémios disputadas na Europa, no início do século XX. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial houve uma pausa. As competições de Grande Prémio recomeçaram logo após o fim do conflito, a 9 de Setembro de 1945, prosseguindo até aos dias de hoje, sem interrupções.
Segundo os dirigentes, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a prova inaugural do campeonato mundial de F-1 num sábado, 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone, na Inglaterra, para não coincidir com um culto religioso local.
Seguindo os dirigentes do automobilismo, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a prova inaugural do campeonato mundial de F-1, em um sábado, 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone, na Inglaterra, para não coincidir com um culto religioso local.
O campeonato anunciado compreendia 6 GP's a serem disputados na Europa: Inglaterra, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália, e seria ainda adicionado o resultado das 500 Milhas de Indianápolis, tornando, dessa maneira, um campeonato mundial (apesar do facto de que os carros, equipas e pilotos que competiam nos EUA serem completamente diferentes dos da Europa).
Ao longo da história houve enormes mudanças no desporto, tanto no que diz respeito a carros como no que toca a circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes ao longo de sua história, regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações nos circuitos principalmente após as mortes dos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Grande Prémio de San Marino, em 1994.
O sitema de pontuação da categoria também já passou por diversas modificações durante os anos. A Temporada 2010 marca o início de um novo esquema de pontuação que passa a premiar até o 10º colocado em cada Grande Prémio.

0 comentários: