O construtor francês Citroën apresentou no Paris Motor Show em 2008 um super carro que teve a sua génese numa parceria com uma empresa de simulação de corridas, a Polyphony Digital, detentora do famoso jogo Gran Turismo, para a Playstation da Sony. Takumi Yamamoto, responsável pelo design virtual do automóvel, moveu influências para que a Citroën aceitasse construir o que estava já idealizado para o Gran Turismo. A presença num jogo que vendeu mais de 50 milhões de cópias para fanáticos do automóvel foi motivo suficiente para produzir o protótipo apresentado, numa edição limitadíssima de aproximadamente 6 viaturas.
Quando revelado no Paris Motor Show, os visitantes tiveram a possibilidade de ver o automóvel mas também de o pilotar virtualmente numa consola Playstation. Juntando pela primeira vez o mundo virtual e real, todos os parâmetros e comportamento do carro poderam ser experimentados com exactidão no simulador, com as mesmas sensações da vida real.
A aerodinâmica é impressionante, com um ar muito futurista, mas é ao nível do propulsor que a Citroën impressiona. Com um motor híbrido de baterias fuel cell, possui uma potência total de 784 cv. Com 1.400kg - que incluem as baterias e o tanque de hidrogénio - o GT acelera até aos 100km/h em 3.6s e atinge uma velocidade máxima de 330km/h.
0 comentários:
Enviar um comentário