Abarth foi uma das mais importantes fabricantes de automóveis de corrida da Itália fundada em 1949 por Carlo Abarth, Austríaco.
Nos anos 60, a Abarth começou a ganhar sucesso na categoria de Hillclimbing e Sports Car Racing, em veículos com motores de 850cc até 2000cc, rivalizando com o Porsche 904 e o Ferrari Dino. Hans Herrmann foi o piloto da marca desde 1962 até 1965 que venceu os 500km de Nürburgring em 1963 juntamente com Teddy Pilette.
Pouco tempo depois, Carlo Abarth prometeu a Johann Abt que o autorizava a testar carros novos vindos de fábrica gratuitamente, se este vencesse todas as provas em que a Abarth entrara - Abt quase conseguiu, vencendo 29 das 30 provas realizadas no total, ficando na ultima prova em 2º lugar.
Para além das provas desportivas que concorrera, a Abarth também começou a produzir escapes de alta performance. Mais tarde, a Abarth diversificou a sua produção em vários kits de tuning para carros afectos ao transporte de passageiros, maioritariamente da marca Fiat. A marca Abarth também foi associada na produção de carros desportivos e de competição com a Porsche e a Simca.
Em 1971 a Abarth foi comprada pela Fiat, e a sua equipa comprada por Enzo Osella. A Abarth tornou-se num departamento particular de competição desportiva da Fiat, gerida pelo engenheiro designer Aurelio Lampredi. Alguns modelos construídos pela Fiat foram utilizados pela Lancia e Autobianchi com a colaboração da Abarth.
0 comentários:
Enviar um comentário