BMW Série 8

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O design do Série 8 começou em 1984, com a construção a partir de 1986. O Série 8 estreou em Frankfurt Motor Show no início de Setembro de 1989, projectado para avançar além do mercado do série 6 original.
Mais de 1,5 biliões de Deutschmark (marco alemão, moeda da Alemanha na época) foi gasto no desenvolvimento total. A BMW utilizou ferramentas de CAD (desenho assistido por computado), ainda incomuns na época, para projectar um carro novo. Combinado com os testes de túnel de vento, o carro tinha um coeficiente aerodinâmico de 0,29, uma melhoria substancial em relação ao anterior BMW M6/635CSi com 0,39.
O Série 8 foi um dos primeiros carros da BMW, assim como o Z1, a usar suspensão multibraço no eixo traseiro.
Embora nos modelos CAD o monobloco do carro era cerca de 8 kg mais leve que a do seu antecessor, o carro foi significativamente mais pesados quando concluído, devido ao grande motor.
As vendas do série 8 foram afectadas pela recessão mundial da década de 90, a Guerra do Golfo Pérsico, e os picos de preços de energia, puxando o BMW Série 8 para fora do mercado norte-americano em 1997, vendendo apenas 7.232 carros com mais de sete anos . BMW continuou a produção para a Europa até 1999. O total da produção mundial foi de 30.621, compreendida entre 1989 e 1999, com os modelos
830i (3 litros V8 com 218 CV), 840i (4 litros V8 com 286
CV), 850i e 850 Ci (5 litros V12 com 300 CV) e 850CSi (5 litros V12 com 380 CV). 
Foi fabricado também um protótipo M8 mas há poucos fatos confirmados pela BMW. Começou a ser desenvolvido em 1990 e previa o uso de uma versão especial do motor S70 (que equipou o 850CSi) com cilindrada de 6,0 litros e potência de 550 CV. Estudos da BMW na época indicaram que não haveria mercado para o M8 o que levou o projecto a ser cancelado.

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