O Lancia Delta foi produzido pela fabricante italiana Lancia entre 1979 a 1994. O primeiro Delta era um hatchback de cinco portas projectado por Giorgetto Giugiaro.
Foi vendido também na Suécia pela Saab, designado como Saab 600. A Saab ajudou em algumas áreas do projecto dos carros e em consequência, o Delta foi modificado para climas mais frios e era menos sujeito a oxidar do que os outros Lancias.
Durante alguns anos após o seu lançamento, o Delta foi um dos carros mais contemporâneos de sua classe na Europa e foi carro do ano em 1980.
Enquanto a maioria dos modelos do Delta eram carros pequenos e familiares, o modelo mais famoso era o Delta HF Integrale , com tracção 4x4 com um poderoso motor a gasolina sobrealimentado por um turbocompressor.
O modelo Delta HF 4WD é semelhante aos demais modelos. Há muito pouco para distinguir o carro do modelo anterior fora o sistema de quatro faróis, dos faróis de nevoeiro montados no para-choques dianteiro, e os discretos logótipos 4WD na porta traseira, das saias pequenas do lado e de duas entradas de ar levantadas no capo, relativamente parecido ao HF Turbo 1600 cc.
Uma versão melhorada do HF dominou o Campeonato Mundial de Rali, marcando 46 vitórias no WRC e ganhando o campeonato de construtores seis anos seguidos de 1987 a 1992. O Lancia Delta S4, ao compartilhar o mesmo nome e aparência, foi um modelo projectado especificamente para rali do grupo B, e completamente diferente do Delta comercial em termos de construção e de desempenho.
0 comentários:
Enviar um comentário