Opel GT

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Em 1962 Clare McKichan, que tinha sido chefe de desenho da Chevrolet nos últimos dez anos, integrava-se, como director, no departamento estilístico da Opel. É então que surge a ideia de um projecto inovador; construir um coupé de dois lugares a um preço "acessível". Um ano mais tarde o chefe de desenho da General Motors, Bill Mitchel, dá o cartão verde ao projecto. McKichan e Schnell começam a trabalhar na realização de um modelo à escala 1:10.
Durante dois anos de trabalho prepara-se um protótipo na fábrica alemã de Rüsselsheim que denominaram de "Experimental GT".
Este aparece finalmente no Salão de Frankfurt de 1965. As formas deste protótipo recordava ao primeiro olhar um Corvette americano (devido, provavelmente, ao facto de McKichan ter uma certa influencia dos seus anos de trabalho na Chevrolet).
Conscientes da sua aceitação por parte do público, a Opel tratou logo de procurar empresas para realizar o chassis e a carroçaria.
Relativamente à mecânica, foram instalados inicialmente os motores que equipavam o Kadett (1100), o Rekord e o Kadett Rallye (1900).
A apresentação oficial do modelo definitivo (que continha variações consideráveis em relação ao "Experimental GT") ocorreu no Salão de Berlim de 1968 e não começaria a comercializar-se até ao Outono desse ano.
Foram fabricadas 103463 unidades entre 1968 e 1973, das quais 70222 foram vendidas nos EUA.
Havia 2 versões, o GT1100 de 60cv e o GT1900 de 90cv, motores de 4 cilindros em linha, refrigerado por água e alimentados por carburador Solex 32 DIDTA-4. A velocidade máxima era de 185km/h e fazia 10.8s 0-60mph (96,6 km/h).

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